A importância dos dados nos dias de hoje

Uma das evidências que apontam para a importância dos dados em 2019 é o número de pós-graduações sobre “Big Data” em inúmeras Universidades do Mundo inteiro. Além da existência destes cursos, é muito relevante a importância dos dados para sistemas de Inteligência Artificial que grandes multinacionais utilizam para nos propor produtos e serviços.

Desde sempre, os dados e a informação sempre foram bens, demasiadas vezes cobiçados, como a rota seguida pelo Vasco da Gama em plena Era dos Descobrimentos. No momento atual, numa era digital, enormes quantidades de informação podem ser copiadas e colocadas em quase qualquer parte do globo, em minutos.

Num ponto de vista individual, os nossos dados pessoais são extremamente valiosos, pois o desenvolvimento da tecnologia também permite o aparecimento de novas formas de criminalidade, como por exemplo, o roubo de identidade, dados bancários ou o ransomware.

A recolha de enormes quantidades de dados aliados a um poder computacional crescente, permite, recorrendo a modelos estatístico, transformar os dados e as nossas informações em conhecimento significativo.

É muito importante investir na literacia digital de todos os membros da comunidade educativa e divulgar boas práticas de proteção dos nossos dados, informações e ficheiros. A revolução digital deve ser acompanhada de uma nova forma de encarar o nosso quotidiano online e a aposta na cibersegurança.