13 comentários a “Física

  1. Inês Rita

    O papel da Física na Sociedade por Inês Rita

    A Física não é apenas cálculos intrincados e confusos que absorvem um extenso período de tempo para resolver. E também não é a resposta que dás ao explicar o movimento de planetas em uma órbita.
    E digo, não é apenas isso, porque é de facto uma complexidade destes exemplos e muitos outros que vão surgindo com o passar dos séculos e com novas descobertas que têm a Física à agradecer.
    Todos sabem dos avanços tecnológicos e medicinais, mas muitos nem desconfiam a relação que têm com a Física.
    Com tudo isso, pretendo expor que a Física, uma vez amante de vencedores de prémio Nobel como Marie Curie e Niels Bohr, e muitas mais vezes solução para problemas extremamente controversos, esta simples palavra de 6 letras mas com peso de milhões de ideias e teorias, nunca teve chance de ser esquecida, e é com agradável convicção que afirmo, nunca será esquecida. Pois, o universo, e todas as coisas que a ele se relacionam, ainda são um enigma para a humanidade, e sem a Física, continuarão a ser.

  2. Pavel Menezes

    A física é uma parte essencial da nossa sociedade. É graças a ela e aos seus princípios aplicados que temos a maioria das coisas das quais dependemos.
    É graças ao estudo da física que quando acordamos de manhã podemos simplesmente abrir um frigorífico e toda a nossa comida está refrigerada pronta só para aquecer.
    Mas não só, a mecânica depende muito da física e por consequência os nossos transportes também, a física ajuda também à medicina com máquinas TAC e raios X que resulta num aumento na esperança média de vida.
    Sem a física não teríamos feito a maior parte dos avanços tecnológicos que ocorreram durante a história: sem fibras óticas para melhorar a comunicação, sem carros elétricos para ajudar a diminuir os danos feitos ao planeta e sem os programas de exploração espacial que nos levaram a conhecer mais do universo.
    A física é uma peça fundamental para a sociedade, e sem ela não evoluiríamos.

  3. Marluce Quaresma

    O Homem é um ser que, por natureza, é muito curioso. Daí que, este quer descobrir e explicar tudo o que acontece ao seu redor: tanto no interior, como no exterior da Terra. Assim sendo, há a necessidade de recorrer a uma determinada ciência: a física.
    Com a ajuda da física, podemos não só explicar o que ocorre nos processos, desde os mais comuns até os mais complexos (como a queda de água nas cascatas e a formação da camada de ozono, respetivamente), como também é um meio de desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas utilizadas noutras ciências, como por exemplo a astronímia.
    Portanto, podemos concluir que a física é uma ciência importante e muito presente no nosso quotidiano.

  4. Irayma

    Com esses três vídeos podemos ver que a Física está presente em todo o universo e podemos ver também que a física está presente nas atividades que realizamos no dia a dia das nossas vidas.
    Podemos encontrar a física no universo,na nossa trajetória do dia a dia, no tempo,nas ondas sonoras,nos automóveis que utilizamos,na tecnologia,em todo o universo.
    Hoje em dia , os Homens usam a tecnologia para muitas finalidades,mas poucos são os que sabem que a física é a ciência por de trás da tecnologia.
    Acho que todos deviam ter uma noção básica do que é a Física, pois ela nos ajuda a entender como as coisas acontecem e poque elas acontecem.

    Irayma d'Alva

  5. Antónia Espírito Santo

    Das atividades que são feitas no nosso dia-a-dia, muitas delas envolvem a física.
    É recorrendo à pesquisas e estudos que fazem parte da física que, a cada dia surge novos produtos capazes de ajudar o quotidiano das pessoas.
    Se pensarmos em tudo que está a nossa volta, podemos ver que a física está presente no nosso quotidiano. Ao lançarmos uma pedra e a mesma cair, é um exemplo da física no nosso dia-a-dia, porque se não existisse a força da gravidade a pedra lançada nunca cairia. A física também está presente na situação em que uma pessoa magoa-se ao exercer uma força sobre uma mesa. Isto acontece porque a mesa também exerce uma força sobre a pessoa.
    Com esses exemplos, pode-se dizer que algumas situações do nosso quotidiano podem ser explicadas através da física, e são aspetos que mostram o facto de a física ser importante na sociedade e também o facto de que, sem a física muitos fenómenos não teriam a devida explicação.

  6. Ellber Ten-Jua

    A física está presente em tudo na nossa vida.
    Com essa ciência conseguimos entender o funcionamento de um barómetro, conseguimos descobrir que todos os corpos emitem radiação electromagnética, e até descobrimos que se lançarmos um objeto com uma inclinação de 42°, ele atinge um maior alcance. São incríveis os feitos atingidos com a descoberta da física . Física é saber pensar. É partir de raciocínios simples e chegar a conclusões complexas e brilhantes. Concluindo, a física ajudou a nossa sociedade a aprofundar vários conhecimentos, e também ajudou na melhor compreensão de diferentes situações do dia a dia. Não sei o que seria de nós sem a física. (Retificação do comentário anterior)

  7. Vahid Mavuala Mukala

    A física é muito importante hoje em dia porque, ela nos permite estudar e compreender melhor os fenômenos e as interações materiais e energéticas que nos rodeiam. Ela nos ajuda a compreender coisas muito simples como o facto de podermos andar até coisas complexas como o movimento dos corpos celestes. A cada ano que passa temos mais conhecimento da física que nos permitiu ter toda a tecnologia que conhecemos hoje. Essas tecnologias que atualmente muitas pessoas não conseguem viver sem elas, porque melhoraram muito a nossa qualidade de vida foram criadas apartir dos conceitos da física, que fomos adquirindo ao longo dos tempos como por exemplo os meios de transporte e as telecomunicações. A física é uma das mais difíceis diciplinas que aprendemos na escola e que é preciso ser inteligente para conseguir entender e aplicar nos dias de hoje, porque "gente burra e a física não se dão bem". As pessoas que muitas das vezes que já não conseguem viver sem as novas tecnologias, elas não se interessam em saber o que está por trás delas. Atualmente, podemos ser salvos de situações por vezes de perigo se tivermos um pouco do conhecimento da física.

  8. Allan Cravid Fernandes

    A física é vista por muitos como um “puzzle” de resolução complicada, contudo, este ramo da ciência foi e é muito importante na determinação de inúmeros problemas no nosso dia a dia. A física é responsável por explicar a natureza e os seus fenómenos, sendo que nas diversas tentativas de se explicar estes fenómenos foram descobertas várias ferramentas que são imprescindíveis no nosso quotidiano, tais como: a fibra ótica, o ar condicionado, o GPS. Muitas das ações diárias que fazemos de forma um tanto quanto inconscientes podem ser explicadas pela física, quando estamos a preparar um molho de vegetais, cortamos os vegetais com auxílio de uma faca afiada, uma vez que esta última possui uma menor área sendo que é preciso aplicar menos força no corte. Sabendo a aceleração num dado objeto bem como a intensidade da resultante de forças que atua no mesmo é possível descobrir a sua massa (segunda lei de Newton). A física pode ser visionada como a plasticina que molda as diversas áreas da ciência.

  9. Mirian Pereira

    Nos dias de hoje a palavra de ordem é com certeza tempo!
    O tempo porque não nos espera, o tempo porque não para! E isto é realmente faz mover o mundo, pois tentamos viver ao máximo conscientes de que se for diferente então nada terá valido a pena!
    E é precisamente esta pressa em viver que nos tira a atenção das pequenas coisas que por vezes são as mais fascinantes, ou se calhar são naturais demais para parecerem possuir ciência.
    Quem se pergunta sobre a forma mais fácil de subir uma ladeira? Sobre como conseguimos flutuar na água, ou até mesmo sobre como conseguimos saltar?
    São coisas que apenas fazemos e que curiosamente não precisamos de ser sábios para as fazer. Mas com a física isto torna-se obviamente mais interessante, pois para além de simplesmente fazer as coisas, obtemos respostas, passando assim a entender melhor o mundo que nos rodeia.
    Se parássemos para pensar na nossa vida sem a física, a conclusão seria de que esta não estaria completa, pois, embora não percebamos, há física em quase tudo que fazemos, desde a fricção causada quando estalamos os dedos à utilização do conhecido alarme residencial, por exemplo, que por acaso não pensamos resultar a partir da deteção de movimentos que funciona através de ondas eletromagnéticas mas que por outro lado pensamos "ainda bem que existe"!

  10. Dayana Andrade

    Observando esses vídeos concluí que a física está presente em quase tudo o que nos rodeia, por exemplo na tecnologia, e é extremamente importante para a evolução de uma sociedade. Podemos dizer que através da física conseguimos ir mais além e alcançar novos conhecimentos, os quais, alguns podem fazer toda a diferença na nossa vida, evitando inúmeros perigos no nosso quotidiano. Então, ter conhecimento sobre a física é mais do que uma simples questão de curiosidade, é uma questão de sabedoria para melhor viver neste mundo. Dayana Andrade

  11. cíntia correia

    Os vídeos mostram-nos muitas coisas onde a física está presente que de certeza não dávamos conta disso e também fala a importância da física para algumas pessoas. Esses vídeos vêm com o pretexto de realçar a importância da física nas nossas vidas. A física é uma ciência que surgiu para explicar os fenómenos que acontecem no nosso dia-a-dia, por isso de ser importante. Sem a física o mundo não seria explicado e por isso desempenha o papel fundamental na sociedade que é de explicar o que acontece a nossa volta. O último vídeo explica basicamente o valor que algumas pessoas dão a física e o quão é importante para elas. Por isso tente saber mais sobre como a física te ajuda no teu dia-a-dia.
    Cintia Correia
    12º ano

  12. Eliete Dalva

    Desde o Big Bang até o dia de hoje que o mundo está em constante mudança, e é a física que permite nos saber como surgiram os planetas, as galáxias, porque a física possibilita nos conhecer as leis da natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam no universo.
    Desde o tempo da pré-história até hoje ocorreram muitas melhorias no estilo de vida do Homem e tudo isso é graças a física e outras ciências que estão na base do conhecimento e das invenções que utilizamos hoje no nosso cotidiano por isso a física é a base de quase tudo, ela está presente no nosso dia a dia, até nas tarefas mais básicas realizadas por nós na sociedade.

  13. Daianire Fernandes

    A Física é uma ciência que, segundo o físico experimental André Mendes, “give us a great insight into nature, it’s a way of peering inside nature, how it works and what’s made of”.

    Como sabemos o ser humano está inserido atualmente num mundo no qual existem 3 pilares que coexistem entre si dada a uma cumplicidade necessária que estabelecem para se manterem funcionais. Estas três áreas são, então, a Sociedade, a Ciência e a Tecnologia.

    A verdade é que o mundo não seria o mesmo se não existissem ciências capazes de fazer estudos sobre o meio em que a sociedade se insere tendo em conta o ser humano como agente variável e utilizador constante, embora que por vezes inconsciente deste facto, das leis que regem a natureza , não desmerecendo o apoio da tecnologia.

    Ora, será então nesta contexto que se desenvolve o papel da Física na sociedade, na medida em que para nós sobrevivermos ou para lidarmos melhor com o mundo, quer seja simplesmente no sentido de sobrevivência, quer seja para evolução a nível de conhecimento e recursos disponíveis (dispositivos, automóveis, óculos , aparelhos eletrónicos, etc.), tal como diz o vídeo «Physics and Engeneering», “We are explorers on the quest to understand the laws of the universe and to bend them to our will”.

    Além disso, a Física é uma disciplina que é constituída por várias subáreas como a Mecânica, a Física Quântica, a Ótica, Eletromagnetismo, a Termologia, a Acústica, a Astrofísica, a Geofísica, a Biofísica, a Física Médica , a Agrofísica e muitas outras que são criadas dada a dependência de áreas relacionadas com fundamentos técnicos que serão conseguidos pelo estudo da física, um exemplo concreto disto é o uso da ótica para correção de problemas de visão, pois uma vez que graças à ótica se percebe a maneira como se forma a imagem que temos no cérebro através dos nossos olhos, o facto de sabermos que o problema advém do deslocamento da retina em relação ao cristalino, rapidamente o solucionamos com o uso de lentes convergentes ou divergentes .

    No entanto, não é preciso entrar num campo tão complexo para ver a presença da Física no nosso dia a dia, podemos simplesmente abrir a boca e falar, que teremos ondas sonoras presentes, as quais se quisermos gravar terão de ser convertidas em impulsos elétricos; ao andarmos de skate ou bicicleta, temos vetores incidentes nos mesmos durante o movimento, sendo que o conhecimento sobre a sua direção e sentido ajudam na realização de manobras; quando deslocamos um móvel em casa a força que aplicamos no centro de massa não terá efeito no momento em que a exercemos; ou ainda quando olhamos para o céu estrelado de noite e pensamos que as estrelas que vemos no céu existem no preciso e exato momento em que as vemos, a física desmente dizendo que grande parte das estrelas que vemos já estão mortas e que o que vemos não passa da radiação visível que emitem após vários anos a percorrer o universo.

    Este correlação Física sociedade é tão evidente que existem programas que utilizam certas situações do dia a dia em que elas são mal aplicadas para se divertirem com os erros enquanto explicam que leis foram quebradas ou usadas para se obter o resultado falhado. Um dos programas mais famosos nesta área é o “Science of Stupid”.

    Acredito que não é preciso muito mais para percebermos que quase tudo o que fazemos no nosso dia a dia tem envolvência da física e que por isso precisamos de mais conhecimento desta aprofundado nas várias áreas existentes para solucionar questões, por outras palavras desempenha um papel crucial na nossa vida.

Os comentários estão fechados.